Após a inauguração da pedra fundamental, em 1949, a Catedral São João Batista começou a ser construída em 1950. A construção neogótica, de localização elevada e privilegiada no centro da cidade, foi concluída em 1957 e forma um conjunto harmonioso com o Colégio Dom Bosco, Praça Ermembergo Pellizzetti e o monumento do Cristo.
Em seu interior, a Catedral ostenta técnicas construtivas expressivas e singulares, mão-de-obra apurada, nichos que contêm imagens sacras numa proporção estudada e perfeita. Abóbadas, colunas, altar principal imponente decorado em mármore, pinturas nas paredes e teto com variadas luminárias.
Nos vitrais da Catedral, de riquíssimo valor, pode-se encontrar os nomes de famílias benfeitoras, da região. A construção, um dos cartões postais de Rio do Sul, símbolo do Alto Vale, é fruto do trabalho do arquiteto Simão Gramlich e do engenheiro Gino Alberto de Lotto e foi erguida no lugar da antiga Igreja Matriz.
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HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro Santa Catarina foi aberta com capital alemão em 1909, ligando Blumenau a Hansa, com a intenção de se encontrar com a linha Itararé-Uruguai, então em construção, próximo a Limeira (Herval do Oeste). Pouco tempo depois, o Governo tomou a ferrovia. A partir daí, avançou lentamente, chegando em Rio do Sul apenas em 1933 e em Trombudo Central em 1958, jamais alcançando o entroncamento. Em 1954, prolongara sua linha até o litorial, em Itajaí, mas nem isso foi suficiente para revitalizar a ferrovia, extinta pela RFFSA, já sua proprietária desde 1957, no ano de 1971. Os trilhos foram arrancados logo depois, sob protestos da comunidade. Desde então vem-se tentando reativar pelo menos um trecho da antiga ferrovia, na região de Rio do Sul, com recolocação de trilhos e o esforço de gente dedicada.
A ESTAÇÃO: A estação de Rio do Sul foi inaugurada em 1933, quatro anos depois da inauguração do trecho Subida-Lontras. Com isso, passou a ser o ponto terminal da linha por quatro anos, até que, em 1937, abriu-se a estação de Barra do Trombudo.
Desativada em 1971 com a supressão do tráfego na ferrovia, está ainda de pé, funcionando como Museu e Arquivo Histórico de Rio do Sul. Está tombada pelo Patrimônio Histórico Municipal. O antigo armazém, também em excelente estado, dista 500 metros da estação.
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